EMPRESA / SOBRE NÓS

O Laboratório Rio Claro de Análises Clínicas Ltda foi fundado em Setembro de 1974 pelo Dr. Epaminondas Parreira Duarte, que naquele ano teve seu contrato de prestação de serviços com a Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro suspenso, com o objetivo de propiciar à população da cidade de Rio Claro um serviço de qualidade em análises clínicas. Para tanto, o Laboratório continua em permanente atualização, bem como, dedicando-se aos seus clientes com competência, esmero, eficiência e responsabilidade.

 As datas a seguir representam um pouco do histórico do Laboratório Rio Claro de Análises Clínicas Ltda

 

 1967 – Dr. Epaminondas estabeleceu-se em Rio Claro, contratado para dirigir o Laboratório Clínico da Santa Casa de Misericórdia, o qual reformulou por completo. Treinou os técnicos ali existentes; atualizou o Banco de Sangue, graças à experiência adquirida no Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da USP, dirigido pelo Dr. Oswaldo Mellone.

Em Rio Claro, os casos de Doença Hemolítica do Recém-nascido ou tinham êxito letal ou migravam para outros centros. Ainda no mês de julho de 1967, realizou-se com êxito total a primeira ex-sanguinação em Rio Claro, praticada pelo pediatra Dr. Antonio Carlos Raya, assistente da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto, uma vez que o Dr. Epaminondas introduzira os métodos diagnósticos imuno-hematológicos que permitiram detectar as gestantes sensibilizadas ao Rh, fazer seu acompanhamento e, posteriormente, dar assistência laboratorial no tratamento do recém-nato afetado pela doença hemolítica. Posteriormente, realizaram-se várias ex-sanguinações, até que os casos de moléstia hemolítica do RN começaram a deixar de existir, com o advento da “vacina” introduzida no mercado farmacêutico, graças aos trabalhos de pesquisa do austríaco Baungartner.

 

1974 – Neste ano, após trabalhar por sete anos, teve seu contrato de prestação de serviços com a Santa Casa de Misericórdia, rompido no mês de julho. Ato contínuo fundou o Laboratório Rio Claro de Análises Clínicas Ltda, o qual foi inaugurado em setembro, ajudado por um grupo de colaboradores que eram funcionários da Santa Casa e espontaneamente se demitiram e se integraram à nova empresa.

O novo Laboratório estava inteiramente atualizado para a época, quer em equipamentos, tecnologia e pessoal qualificado. E assim se manteve através do tempo, contando com o apoio da classe médica de Rio Claro.

 

RECURSOS POSTERIORES (OPERACIONAIS E ESTRUTURAIS)

  

1976/1977– Aquisição de microscopia de imuno-fluorescência (Nikkon) implantando-se as técnicas de toxoplasmose, sífilis e moléstia de Chagas.

 1978 – Efetuou-se a mudança do laboratório para a Avenida 03 (três), 544. Centro de Rio Claro.

 1982 – Após curso e exame de habilitação, pelo Dr. Epaminondas obteve, através da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) aparelhagem de radioimunoensaio (Gamma-Cord II) para dosagem de T3 e T4.

  2009–Reforma  do Laboratório, acrescentando-se a Sala de Repouso, duas (02) novas Salas de Coleta, nova Sala da Diretoria, reforma completa do Setor Técnico, sanitário para deficiente físico, reforma do Setor de Esterilização e Lavagem de Material. Instalação dos equipamentos de ar condicionado na sala do Servidor e Salas de Coleta (05 e 06).

2012 – Devido a aposentadoria do Dr. Epaminondas o Laboratório é vendido para Dra. Jordana Braga, que com todo respeito e gratidão conduz o legado do laboratório Rio Claro.

A partir de então o Laboratório passa por diversas atualizações tanto técnicas quanto estruturais.

2022- O laboratório continua com os profissionais chaves que estão conosco a vários anos. Sempre atualizados e preocupados em atende-los cada dia melhor.