DICAS DE SAÚDE

14-3-2013 - Internet e a saude mental dos adolescentes e criancas. Fique de olho nos sintomas.


Estudos afirmam que o uso abusivo da Internet aumenta as chances de um adolescente desenvolver depressão. Um estudo foi realizado com mais de mil chineses sem nenhum transtorno psiquiátrico, os quais foram acompanhados por 9 meses, a fim de avaliar os impactos da Internet nos adolescentes. Nestes foram medidos as escalas de ansiedade, depressão e avaliação do padrão de uso da Internet, a qual envolvia perguntas como: “Qual a freqüência que você se sente nervoso ou deprimido quando fica fora da rede? Os sintomas melhoram já que volta a ficar conectado?”.

A grande maioria, 93,6% dos adolescentes, foram classificados como usuários normais e 6.4% apresentavam perfil de vício moderado ou severo. Em média de 45% deles, usavam a Internet apenas para diversão, 28.1% para busca de informações e 26,4% para conversar com os amigos.

Os jovens com comportamento patológico tem uma tendência de utilizar mais o computador para a diversão do que para a busca por informações, e seu escore na escala de depressão era duas vezes maior do que nos demais.

O uso abusivo da Internet leva as pessoas a apresentarem comportamentos, sinais e sintomas comuns a outros tipos de vícios, e afeta principalmente os meninos com personalidade introvertida. Os principais sintomas associados ao uso excessivo da Internet são a agressividade e depressão.

Para os médicos, a dependência à Internet é tida como um transtorno compulsivo-impulsivo,  que engloba o uso abusivo da rede de computadores e contém três variantes principais do vício: jogos, conteúdo sexual e correio eletrônico, os quais levam ao:

1) uso excessivo, podendo os usuários, negligenciar outras atividades;

2) abstinência, com os usuários apresentando comportamento de ansiedade, irritabilidade, depressão quando não têm acesso ao computador;

3) tolerância, precisando de um número cada vez maior de horas na Internet e/ou necessidade de equipamentos cada vez mais sofisticados;

4)   repercussões negativas, com os usuários chegando a apresentar comportamento de evitação social e isolamento.

Países como a Coréia do Sul e a China, já contém políticas públicas para tentar combater o uso excessivo da Internet, principalmente entre os jovens, uma vez que isto já se tornou um grande problema entre a população desses países.

 FONTE: Instituto do cérebro de Brasília. Por DR. RICARDO A. TEIXEIRA.


DICAS DE SAÚDE ANTERIORES